quarta-feira, 11 de junho de 2014

O ANTÍDOTO

O ANTÍDOTO

Ler o livro de Jó em dias de verão é fonte para se indignar com as respostas que ele deu ao seus alentos, e não conseguir entender como ele pôde desenvolver uma visão tão desesperançosa do futuro, mesmo sabendo quem Deus é.

|| Jó: 9:16. Ainda que eu chamasse, e ele me respondesse, não poderia crer que ele estivesse escutando a minha voz. ||
Palavras de Jó ||

Hoje, próximo de pessoas enfrentado grades desafios, e também vivendo meus desafios pessoais, posso testificar que estar num momento como Jó - ou momentos relativamente comparáveis - desenvolve, através de muitos fatores, amargura ou aceitação ao processo  transformador de um Deus de amor!

|| Jó: 5:17. Eis que bem-aventurado é o homem a quem Deus corrige; não desprezes, pois, a correção do Todo-Poderoso. 18. Pois ele faz a ferida, e ele mesmo a liga; ele fere, e as suas mãos curam. ||
Palavras de Elifaz - Amigo de Jó ||

O que pode desenvolver a amargura?
É compreensível que alguém em meio a momentos de grandes desafios, lutas internas e até externas, fique amargurado com Deus por saber que Ele poderia ter o livrado disso, mas algo precisa ser entendido: não precisamos ser compreendidos, e nem tudo que parece ser aceitável é o melhor para nós. Nada pode tirar a certeza de quem Deus é sobre nós. Nossa irracionalidade nos consome no engano, porque Jesus comprometeu a vida por nos amar - isso foi muito mais intenso que se pode imaginar, pense nisso - e passamos dias alimentando uma visão de engano que diz que Deus não nos ouve, que ele despreza nosso passado ou pecados, mas o que fez Jesus demonstrar seu amor num ato de dar a vida? Nossos pecados e nossos erros! Então nossos defeitos, erros, pecados, passado, sujeitas e afins nunca moveu o coração de Deus a não nos amar, muito pelo contrário, foi exatamente isso que o atraiu a se entregar na cruz.

Nossa amargura com Deus vem das mentiras que nutrimos sobre Ele, e os fatos tentam ajudar as mentiras a se manter maquiados para parecer ser a verdade, então considere que os fatos nem sempre são a verdade. Pense que alguém te olha e diz: você está pálido (mas na verdade não está) e em poucos segundos seu pavor com o comentário baixa sua pressão e você fica pálido, mas nada está acontecendo, apenas fatos de uma causa mentirosa. Depois disso você realmente estará pálido, mas não existe causa lógica para isso, e ir contra os fatos vai te levar de volta a verdade. Os fatos podem ser uma mentira que está acontecendo, enquanto a verdade não está sendo vista ou vivida por estarmos acreditando nas mentiras. Olhe a volta, muito do que vemos não tem nada a ver com as verdades do que Deus quer para nós, e isso é culpa de Deus? Não! Nossa aceitação dos fatos se apóia numa 'amargura' por Deus não mudar nada, e passamos a aceitar os fatos como a verdade, enquanto tudo não passa de uma mentira que se tornou realidade. Mas a verdade está ali, fechada entre capas pretas de um livro empoeirado. Precisamos abrir a bíblia e mergulhar na verdade do Deus que nos ama, mesmo que os fatos ainda sejam a mentira vivida na pele, porque é justamente essa atitude que vai trazer a verdade a existência!

A cura da aceitação
|| Jó: 9:35. então falarei, e não o temerei; pois eu não sou assim em mim mesmo. ||
Palavras de Jó ||
Em dado momento Jó percebeu que estava fora de si, que as lutas da vida haviam roubado sua essência, e principalmente roubado seu coração de Deus. De repente ele entendeu que não devia ter medo das intenções de Deus, que não devia ceder a amargura e ressentimento, e devia mergulhar na aceitação de um tempo de transformação. Nossa maior luta não é vencer nossos problemas de saúde, nossa vida financeira, nossos inimigos humanos os circunstanciais, nossa maior luta é vencer nosso coração, que por inúmeros motivos deixa de ver Deus como Pai de amor, e nos braços da mentira queremos vencer o mundo na força do braço. Entenda, Deus nos ama independente dos fatos a volta, e nada poderia ser maior que esse amor. Os desafios da sua vida? Escola para aprender mais sobre Deus, mais sobre você. Não aceite colocar a culpa dos problemas em Deus, como se Ele tivesse que ser punido por ter deixado isso acontecer (e sutilmente nossa punição é virar as costas a Ele, mesmo que sem dizer nada a ninguém, nem a nós mesmos) e o fim da esperança se confirmasse com os fatos, que na verdade são as mentiras, e a verdade está lá, esperando você despertar e a receber, à trazer a existência pela fé, pelo renovo da esperança de um amor que não se pode comparar, Jesus!

|| Jó: 6:24. Ensinai-me, e eu me calarei; e fazei-me entender em que errei. ||
Palavras de um Jó buscando cura de um coração amargurado ||

|| Jó: 19:25. Pois eu sei que o meu Redentor vive, e que por fim se levantará sobre a terra. ||
Palavras de um Jó curado, vendo e trazendo a verdade a existência, mesmo contra os fatos ||

Com profundos votos de cura, na intercessão por uma igreja curada || Maikel Rios ||

Nenhum comentário:

Postar um comentário